Conheça o Colégio

nossa História

Em 1980 sonhou-se com um colégio de qualidade e preço acessível em um município ainda por nascer, pois Pinhais ainda pertencia ao município de Piraquara.

Em 1982 nasceu a esperança de um ensino melhor: foi inaugurado o COLÉGIO JOÃO PAULO II.

Passados alguns anos, percebemos que tí­nhamos que inovar ainda mais e lembramos daqueles que, quando jovens, não tiveram oportunidade do acesso à educação. Assim nasceu o CURSO SUPLETIVO DE 1º e 2º GRAU PROFISSIONALIZANTE.

não
bastava
educar

Em seguida percebemos que a nossa contribuição junto à comunidade tinha que ser maior ainda, não bastava educar. Assim passamos também a ensinar a educar – criamos o 1º CURSO DE MAGISTÉRIO PARTICULAR da região, juntamente com o Ensino Fundamental no período da manhã.

Em 1998 sentimos que precisávamos oferecer mais a comunidade pinhaiense; Era necessário preparar a criança para tornar-se um adulto completo em um mundo de grandes transformações e mais competitivo onde as oportunidades estariam reservadas aos melhores, implantou-se então a EDUCAÇÃO INFANTIL.

Em 2000, 2003, 2005, 2008, 2009 e 2011 à 2017 foram feitas melhorias no colégio.

Em 2018 foi alugado parte do imóvel ao lado do colégio buscando a melhoria no embarque e desembarque dos alunos.

Agora com 36 anos, demonstrando que aquilo que era um sonho e uma esperança tornou-se realidade, deixando claro que uma instituição pode tornar-se tradicional e ainda sim ser inovadora e vanguardista, o Colégio João Paulo II é campeão em aplicar uma disciplina à moda antiga e um ensino contemporâneo.

ASSIM CRIAMOS UM COLÉGIO EXPERIENTE NA ARTE DE ENSINAR

Missão

O Colégio João Paulo II tem a missão da formação integral do Educando, baseados nos princípios da moralidade.Não basta apenas qualificar o aluno proporcionando conhecimentos que o mundo hoje exige para um cidadão capaz de atuar sócio e criticamente, mas sim é preciso fornecer a esse educando ferramentas necessárias para conhecer o seu mundo, para depois atuar, tornando-se protagonista do processo de mudança de sua realidade.

Valores

É primordial que no ambiente escolar haja respeito ao próximo, solidariedade,honestidade, justiça, compaixão e bondade.

Os alunos deverão aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações: divergências, conflitos e quando são favoráveis.

Perfil do aluno

• Praticante de valores humanos;
  • Visão ampla do mundo;
  • Crítico, co-autor, ativo;
  • Capaz de buscar soluções;
  • Responsável;
  • Conectado com a realidade ao seu redor.

Projetos institucionais realizados na escola

Os projetos realizados na escola têm como objetivo ajudar ao próximo com alguma necessidade, seja física ou material:

• São realizadas rifas onde o valor arrecadado é convertido em alimentos para doações em asilos e orfanatos;
  • Lava-car solidário para ajudar crianças que vivem em condições precárias;
  • Festa junina solidária, onde a renda líquida é doada ao Hospital Erasto Gaertner para tratamento de pessoas com câncer;
  • Arrecadação de alimentos através dos alunos para distribuição em comunidades carentes;
  • Venda de uniformes esquecidos e não procurados pelos alunos, onde a renda vai para a Ala Infantil do Hospital Erasto Gaertner;
  • Projeto de Hidroginástica para a 3ª idade;
  • Natal Azul.

Material didático

Utilizamos o material do Sistema Positivo de Ensino, que é composto por

livros didáticos integrados, livros de atividades, Positivo On e livro digital (plataforma virtual).

Este material abre e expande os horizontes para a vida cultural de nossos alunos e tem o intuito de promover na criança o crescimento,

sob as perspectivas linguísticas, sócio-afetivas e cognitivas. Proporcionando aprendizagem progressiva e interdisciplinar.

• Aulas de campo com motor home;
  • Horta;
  • Zooterapia;
  • Equinoterapia;
  • Acampadentro;
  • Modalidades aos sábados: escalada, natação, tênis de mesa e de quadra, futebol sintético;
  • Clubinho da Ciência (2º ao 5º ano);
  • Avaliações realizadas com professora especializada (alunos com dificuldades);
  • Aulas de reforço gratuitas.

Uso da tecnologia

• Multimídia;
  • Lousa digital (Integral Especial);
  • Tabletes (Integral Especial);
  • Laboratório de informática;
  • Laboratório de Ciências (microscópio óptico);
  • Google Education;
  • Livro digital.

A ação Pedagógica do Colégio João Paulo II se realiza através de um ensino de
qualidade, delineada num quadro conceitual que embasa e sustenta a prática escolar, a condução e desenvolvimento do trabalho educativo traçado nas relações de seu contexto social, relações estas que estabelecem no interior da escola a construção de elementos essenciais que devem ser objetos de permanente reflexão da realidade, privilegiando a socialização de conhecimentos adquiridos e os repassando aos futuros educandos, permitindo assim que tenham uma nova visão científica da realidade, enquanto elemento da sociedade, contribuindo para suas formações, para seus desenvolvimentos psíquicos e exercício consciente de cidadãos atuantes de forma social, democrática e crítica. É um colégio que ensina a repensar o cotidiano estruturado nos seguintes pilares:

– Aprender a conhecer, desenvolvendo o conhecimento;

– Aprender a ser, desenvolvendo as atitudes;

– Aprender a fazer, desenvolvendo a cidadania;

– Aprender a viver, desenvolvendo a harmonia.

Diante disso, prioriza-se uma metodologia que possa mudar ou aperfeiçoar o perfil de nossos alunos. Queremos um colégio capaz de prepará-los para a vida e para aquisição de valores e hábitos socializados e fornecedores da verdadeira cidadania.

Conheça Nosso Ensino

Informações de Matrícula?

Informe seus dados e entraremos em contato para mais informações.

Veja Nossa Estrutura